sexta-feira, 23 de abril de 2010

Poesia

Estava preparando minha aula da Escola Bíblica Dominical em que falarei sobre os livros poéticos (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares) e vim pesquisar um pouco também sobre poesia brasileira, para fazer uma analogia prás minhas crianças.
Quem me conhece sabe que eu sou loucamente apaixonada pelas letras e, no campo da poesia, sou fã do Drummond.
Fiquei tempos e tempos lendo aquelas coisas lindas que só ele sabe como falar e confesso que por um momento esqueci o que me levou à pesquisa!
Mas encontrei esta poesia que ainda não conhecia dele e resolvi deixar aqui no blog prá quem desejar se deliciar com o jeito todo especial do meu amado Carlos Drummond de Andrade:

"PRECISA-SE DE UM AMIGO

Não precisa ser homem, basta ser humano, ter sentimentos.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem imprescindível, que seja de segunda mão.

Não é preciso que seja puro, ou todo impuro, mas não deve ser vulgar.

Pode já ter sido enganado ( todos os amigos são enganados).

Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.

Deve gostar de crianças e lastimar aquelas que não puderam nascer.

Deve amar o próximo e respeitar a dor que todos levam consigo.

Tem que gostar de poesia, dos pássaros, do por do sol e do canto dos ventos.

E seu principal objetivo de ser o de ser amigo.

Precisa-se de um amigo que faça a vida valer a pena, não porque a vida é bela, mas por já se ter um amigo.

Precisa-se de um amigo que nos bata no ombro, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo.

Precisa-se de um amigo para ter-se a consciência de que ainda se vive."

Nenhum comentário: